IMG_20190615_153650974.jpg
AYAHUASCA & PERMACULTURE ECOSYSTEMS GROWTH GUIDE

2022

Abril

Projeto: Ayahuasca & Permaculture Ecosystems Growth guide

Colaboradores: Associação Sociocultural Varinawa & AMAPACHA 

Conclusão: Agosto 2020 

Este manual começou de um estudo pessoal que foi sendo documentado ao longo de alguns anos e que passo a passo se desdobrou em um movimento de cultivo e estudo da natureza, da agroecologia e das plantas de poder. O convívio com irmãos ayahuasqueiros e as pesquisas de antropologia e etnobotânica com os indígenas no Acre permitiram ao largo de uma década a  ampla documentação que compõe esse livro.

 

O propósito seguia o registro fotográfico e por escrito  do trabalho para o desenvolvimento de um material com a intenção de ajudar novos interessados na etnobotânica e na ayahuasca a conhecerem em toda a sua extensão do cultivo das plantas desde o melhor local de plantio, as condições necessárias para crescimento e as formas de otimização do desenvolvimento. Plantar é  essencial considerando o crescimento da  demanda global pela ayahuasca com cerimônias em todo o mundo e inclusive lugares onde seria impossível o cultivo.    

image00042.jpg

Mariri - Jagube - Banisteriopsis Caapi

O pequeno filme que você verá é um protótipo de outro módulo do nosso Ayahuasca e Permacultura  Guia de Crescimento de Ecossistemas

 

 Chacronas - Rainha - Psychotria Viridis

  A verdadeira contribuição nele está na ampla documentação fotográfica  das várias etapas de crescimento com as devidas instruções para garantir um cultivo, ou seja, uma boa ayahuasca. Documentamos as várias formas de reprodução das plantas, estágios de crescimento e o encaminhamento final das plantas para o preparo.Esses procedimentos serão todos ensinados passo a passo com descrição e imagens ilustrativas que deixaram poucas brechas para dúvidas. Aprenderemos a reproduzir ambas as plantas de estaquia e sementes e a chacrona a partir da folha. Todo o processo pode parecer bastante laborioso mas a verdade é que consiste em uma meditação com as plantas que nos são tão querida e centro de vários salões cerimoniais vegetalistas pelo mundo afora. Nessa exercício aprendemos a conhecer melhor a natureza a nossa volta, aproveitar recursos, as plantas professoras, nos tornamos mais familiares delas. 

Photo_1624555201806.jpg

    O que será preciso mesmo é esforço e resiliência, mesmo você sendo um iniciante completo. Estimular o aumento de cultivadores é outro de nossos objetivos, considerando que houve um aumento enorme da demanda pela ayahuasca a nível global mas que certamente não foi acompanhada de um crescimento equivalente do número de cultivadores levando em conta que questões sobretudo ambientais  podem dificultar ou mesmo impedir o cultivo das plantas em vários países. Encontram-se publicados livros sobre o cultivo de cogumelos, cannabis, San Pedro e outras, mas nada sobre ayahuasca. Criarmos bancos de sementes e adentramos por caminhos de estudo que ainda não sabemos o que podem nos revelar.Por ele vamos estar beneficiando todos nós e o planeta,  interagindo positivamente com a natureza circundante gerando juntos mais harmonia.