A casas de Jorge.jpg
"Construção da unidade de conservaçao e estudo de plantas medicinais Irmão José

2020

Abril

Projeto: 2020 - 2022

Colaboradores: Associação Irmão José & AMAPACH@ & Sol Radiante

 

Seguimos as nossas colaborações com Jorge buscando beneficiar sua família e a comunidade do Rio Croa. Atualmente estamos desenvolvendo um centro de conservação e pesquisa de plantas medicinais da Amazonia. Nosso foco está nas  plantas conhecidas como mariri e chacrona (ayahuasca) e outras relacionadas a medicina tradicional nativa. Neste espaço desenvolveremos atividades educativas com a população local e promoveremos encontros de pesquisadores, entusiastas, ativistas praticantes dos conhecimentos amazônicos afim de ampliar e fortalecer nossa rede de colaboradores. Buscamos juntos o manejo sustentável e ecológico dos recursos naturais, auxiliando a população local a garantir a harmonia ecológica ameaçada pela ausência de gestão de recursos e atenção para uma infraestrutura. Com a finalização do projeto estaremos tornando esse local um espaço de reunião periódica de indígenas, pesquisadores e praticantes.

"Eu sou um índio, guardião da floresta"
Seu Jorge

2019

Projeto: Construção da sede da Associação Irmão José

Colaboradores: Associação Irmão José & AMAPACH@ 

Projeto concluído!
Assiste ao filme!

A comunidade do rio Croa está localizada é umas das áreas paradisiacas e escondida na Amazonia brasileira. Vivem aproximadamente  20 famílias no local, com uma economia de subsistência vinculada ao centro urbano de Cruzeiro do Sul. Tendo em conta a situação de vulnerabilidade social e tenue equilíbrio ambiental que esta comunidade vive decidimos criar um projeto colaborativo com seu Jorge, um dos primeiros migrar com a família  para o local. Construímos juntos a sede da Associação Irmão José e filmando um documentário sobre Jorge e o Santo daime.

 

Jorge é conhecido como curandeiro na região do Juruá. Jorge Afirma que a fonte de conhecimento  é a floresta e o Santo Daime.Além disso, entre os meandros dos rios Juruá, Jorge é reconhecido até pelos xamãs indígenas como um forte "pajé forte". Fazemos um percurso desde a humilde cabana em que Jorge vive e realiza seu trabalho até a floresta aberta nas proximidades onde Jorge estuda a natureza para receber força para curar. Jorge destaca o valor do daime como planta que nos dá acesso a informações sobre floresta, a vida, os males e seres encantado. Então conhecemos suas canções, um elemento essencial do xamanismo ayahuasquero . As canções de Jorge surgem recebidas durante a "força", em comunicação com as plantas e todos os seres.  Na aprendizagem desses conhecimentos Jorge enfatiza a importância das dietas, como o pai e os "antigos" faziam; dieta de tabaco, pimenta e ingestão de vísceras  de animais. Assim apresentamos Jorge, humilde curandeiro que mora na floresta, atento à natureza.